CURSOS LIVRES

A FALEM, por meio do programa realizado pelos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE), têm oferecido uma oportunidade ímpar àqueles que não têm condições de frequentar cursos particulares, oferecendo cursos de qualidade, com um corpo docente qualificado, metodologia e equipamento adequados, laboratório de última geração, por um investimento acessível a muitos.
Além de alunos de graduação, bolsistas de Iniciação Científica, professores, pesquisadores e funcionários da UFPA, pessoas da comunidade em geral podem recorrer aos serviços prestados pelos CLLE.
São oferecidos:
- cursos regulares de espanhol, de francês e de inglês, com duração de sete semestres, que permitem desenvolver as habilidades básicas, compreensão e produção oral e escrita na língua estrangeira estudada (clique aqui);
- curso instrumental presencial de inglês e cursos a distância de inglês e francês (Para informações sobre os cursos online, clique aqui), com o objetivo de desenvolver a competência de leitura de textos em língua estrangeira (LE), de modo a preparar para exames de proficiência para acesso a cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado).
-curso de português como língua estrangeira.
Além disso, os CLLE têm servido de laboratório de ensino para os alunos da graduação em Letras que fazem habilitação em LE (espanhol, francês e inglês), iniciativa que tem dado aos alunos a oportunidade de construir e aperfeiçoar sua prática pedagógica, tal como preconizam os princípios de base dos Parâmetros Curriculares da Educação Nacional. Esses alunos são coordenados por uma equipe pedagógica específica composta por professores da FALEM que têm o papel de orientar e supervisionar as aulas dos alunos estagiários, ajudando-os na sua prática em sala de aula. Além disso, os orientadores pedagógicos são responsáveis por selecionar novos estagiários semestralmente.
Vale ressaltar ainda que os CLLE têm garantido semestralmente bolsas integrais e parciais para alunos carentes residentes da Casa do Estudante da UFPA, alunos participantes de projeto de pesquisa PET e professores e funcionários do Instituto de Letras e Comunicação (ILC). Neste projeto estamos garantindo também bolsas integrais para os graduandos do curso de Letras das habilitações de língua espanhola, francesa e inglesa que desejam aperfeiçoar as habilidades envolvidas na aprendizagem da língua estrangeira estudada na graduação. Também consta entre nossas ações, a parceria com o programa de assistência estudantil da PROEX/UFPA que proporciona 250 vagas em nossos cursos para os alunos da UFPA inscritos no programa de vulnerabilidade social.
CONTRIBUIÇÕES DOS CLLE:
1.    Para o laboratório de informática (LABINF):
Compra de 24 computadores, 24 monitores LCD 17” e 24 teclados Compra de 24 cadeiras estofadas com roldanas
Manutenção dos aparelhos de ar condicionado e dos equipamentos deste laboratório.
2.    Para o laboratório de línguas (LABLIN):
Compra de 40 computadores, 40 monitores Compra de 40 cadeiras Compra de 40 gabinetes para computadores
Manutenção dos aparelhos de ar condicionado e dos equipamentos
3.    Para as salas de aula da FALEM (4, 5, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 ILC e HB5, Hb6 Bloco Hb):
Compra de equipamentos eletrônicos (TV, DVD,  (05) Data Shows com instalação fixa, Computadores e DVD player) e seus suportes Manutenção dos aparelhos de ar condicionado de todas as salas (ILC e Hb) e dos aparelhos eletrônicos também.
4.    Compras de quadro de aviso em madeira e cortiça para as salas da FALEM (4, 5, 7, 8, 9, 11) e para o corredor dessas salas de aula.
5.    Compra de um aspirador de pó de alta potência para a biblioteca do mestrado em letras
6.    Compras de materiais didáticos para os CLLE e para a FALEM (livros dos métodos de francês e espanhol e dicionários)
7.    Ajuda financeira para coffee break para eventos ligados ao ILC.
8.    Ajuda financeira para o aluguel do Centro de Convenções da UFPA para eventos da FALEM / ILC.
Conforme as cláusulas contratuais em vigor para projetos autofinanciados na UFPA, os CLLE destinam 20% da sua receita para investimentos nesta universidade (5% para a PROAD, 5% para a FALEM, 5% para o ILC e 5% para a
FADESP).
 
ENDEREÇO:
Rua Augusto Corrêa, 1
Instituto de Letras e Comunicação, 2º andar
CEP 66075-900
TELEFONE: (91) 3201 7524
E-MAIL: dlle@ufpa.br